quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Dicas e materiais para quem vai começar a pintar livros de colorir

Quem inicia um novo hobby sempre tem dúvidas de como começar. No caso dos livros de colorir tem uma infinidade de livros e materiais e sempre surgem dúvidas em qual comprar.

Vou dar algumas dicas baseada na minha própria experiência. Confesso que joguei dinheiro fora comprando coisas desnecessárias então o hobby acaba virando dor de cabeça e em tempos de crise não vamos gastar em coisas que você não irá utilizar realmente e você pode se frustrar em vez de se divertir e desestressar. Vou falar sobre materiais indispensáveis para começar e dos materiais que eu comprei e gostei ou me frustrei. Deixando claro que é a minha opinião sobre os produtos.

LÁPIS DE COR
Tem uma infinidade de lápis no mercado, Mas falando de lápis tenho que falar sobre apontador. Tem quer um apontador bom, não aponte lápis de escrever (grafite) no mesmo apontador dos lápis de cor, Sim, ele estraga! Eu uso apontador da Faber Castell daqueles baratinhos mesmo, não compraria aqueles de manivela, nem elétrico porque acho que é útil mas é  desnecessário.

Confesso que os primeiros lápis que comprei fooram os  lápis bicolores de 24 cores da Faber Castell por falta de opção na época.
Avaliação: São bons, baratos, são pigmentados  mas acho a mina dura. Não compraria novamente. .

Esse desenho eu pintei usando eles 



A segunda caixa de lápis de cor que comprei foi a comum de 48 cores da Faber Castell.
Avaliação: iguais os lápis bicolores,  achei duros. Depois de pintar dois desenhos eu já estava com tendinite.  Ainda uso eles em alguns desenhos mas não gosto muito.

Desenho que pintei usando eles 

Esse são os lápis Misturinha da Faber Castell. 


Comprei esses porque eles mudam de cor a medida que você vai pintando mas não é um lápis necessário,  quase não usei porque as vezes você está pintando e de repente ele muda de cor aonde você não quer que ele mude. É bom o lápis verde para pintar folhinhas pequenas. Não compraria novamente. 


Esses são os lápis Aquarelável Mutante da Faber Castell. Eles mudam de cor quando você passa um pincel com água. Mas não são tão incríveis e nem são úteis. Não compraria novamente.

A parte da água pintei usando os mutante. 

Lápis de cor Aquarelável  Faber Castell. Não gostei porque alguns lápis vieram com defeito como se fosse uma areia na mina, que riscava o papel e não saía a cor. Eu entrei em contato com o Sac e foram bem atenciosos e  ficaram de me enviar uma caixa nova assim que recebessem a nova remessa livre de defeito.



Esse desenho pintei com os aquareláveis. 

UPDATE! Recebi a minha troca da Faber Castell  e para minha surpresa veio essa lata de 36 cores Art Grip Aquarelle Alemã! Meu queixo caiu com a qualidade, maciez da mina e são super pigmentados. Quero agradecer muito à Faber Castell pelo respeito e compromisso com o consumidor. Estou muito satisfeita. Acho que esse já virou queridinho *__*


Pra vocês não ficarem pensando " ai Jessica mas você não gosta de nada" agora vão os que eu gostei:

Lápis de cor Maped Duo, a melhor definição é bom, bonito e barato. Amei demais, um dos meus favoritos, bem pigmentados e macios. Eu compraria o de 48 cores da próxima vez que vem lápis neon junto!  Ou compre o de 48 cores aquareláveis.  Recomendo!

Mais um queridinho: o importado Marco Raffiné,  o meu é o de 48 cores, são macios e bem pigmentados. Me arrependi de não ter comprado os de 72 cores, então fica a dica. O meu eu comprei no Aliexpress, só que tem que ter paciência que as vezes demora mais de um mês pra chegar. 


Desenho que pintei com eles


Amei os lápis Norma de 36 cores, o mais legal é que eles vem 4 cores metalizadas. E são muuuito macios, só tem um defeito, a mina grossa, o que dificulta o uso em pequenos detalhes mas eu recomendo.


Esse desenho pintei com Norma



Ainda falando sobre lápis de cor, acho que comprar só kit de lápis metálico não vale a pena, o que você mais usaria são o dourado e o prata, então é melhor escolher uma caixa de lápis que já vem essas cores.  Não tenho nenhum lápis profissional daqueles carésimos, e pensando bem não compraria, muito dinheiro gasto em um hobby. Lápis caros podem te frustrar pois os desenhos podem não sair tão bonitos. Uma pessoa que não sabe pintar se usar lápis de mil reais não vai ter o resultado de uma pessoa que pinta bem com uma caixa de 12 cores de lápis baratinho. Então comece do básico e aos poucos que for evoluindo usa pintura vá comprando mais itens. Procure tutoriais e sempre busque se aperfeiçoar!

CANETINHAS

Gente fica aqui meu protesto e decepção com canetinhas em geral!É serio, não gosto de usar porque sempre dá problema e mancha a outra página. E no caso dessas belezinhas que são as Canetinhas Vai e Vem da Faber Castell que comprei especialmente para pintar a contra-capa do Jardim Secreto ficou lindo maravilhoso no dia que pintei, mas passou um tempo e começou a desbotar. Não Recomendo para usar na contra-capa!


Era uma vez uma contra-capa linda  

E ela ficou assim =/    Cadê a cor, cadê o fundo azul? Sumiu... #chateada


    Não pintem as páginas internas e  fundos com essa canetinha pois mancha meeeesmo. Agora se você passar lápis de cor embaixo primeiro antes de usar a canetinha talvez não manche.  Como nessa pintura que eu  fiz nessa parte roxa escura.

Para pintar a contra-capa eu recomendaria essa caneta Compactor Microline Bold 2,0 mm  que não desbota ( eu pintei com elas as flores pink da contra-capa) Aprovada!


                                             MATERIAIS PARA FAZER FUNDOS

Gente me desculpem mas fundo é fundamental! Se você quer fazer um desenho lindo tem que ter!

Eu gosto muito de usar Giz pastel Seco Reeves.  Tenho esse de 32 cores. Passo no papel e espalho com os dedos mesmo.  Ahh lembrando que para fixar bem o giz é bom usar um spray verniz fosco, eu tenho um da Acrilfix.


Fiz esse fundo colorido com eles

Giz Pastel Oleoso da Staedtler de 25 cores. Amoooo demais! A diferença dele para o giz pastel seco é que o seco as cores ficam bem suaves e o resultado mais fosco. O giz oleoso a cor fica bem forte e resultado mais brilhante.  Também uso passando no papel e espalhando com os dedos. Também é muito usado para fazer nuvens!  Recomendo!


                                                  Esse fundo lindo fiz usando eles.

Gosto também de usar aquarela em pastilha para fazer fundos, É simples, você passa o pincel na água e depois na pastilha e pinta. Quado seca fica parecendo giz pastel seco. O segredo é não encharcar muito para não molhar demais o papel pois ele enruga. A que eu tenho é essa infantil da Peppa Pig, Recomendo!

Fiz a Árvore e o fundo com ela.


Amei a Aquarela líquida Pentel de 24 cores. Você mistura a tinta com um pouco de água e você pode fazer tons fortes e suaves, não mancha do outro lado do papel. Recomendo! 



Todo o fundo e as árvores  fiz usando elas. 


E agora vou falar do tal fundo preto! Eu recomendo Nankin Trident. Mas tem que ter habilidade com pincel, dá trabalho mas fica bem pretinho.   Você só não pode passar muitas vezes por cima para não correr o risco de manchar o outro lado. Recomendo! 


O fundo preto é nankin




E para quem não quer gastar muito mas quer usar tintas recomendo muito tinta Guache Acrilex. Isso mesmo dá para fazer pinturas lindas e não mancha o outro lado! e se misturas água ela vira aquarela e você pode misturá-las entre si criando novas cores. O preto também é ótimo para o fundo pretão.  Recomendo! 


Esse fundo fiz com elas. 

Esse kit de makeup bem baratinha eu uso para fazer fundos em livros de folhas brancas Porque o giz pastel seco não pega nem com reza! Também dá pra usar nos livros de folhas amareladas com sucesso.  Lembrando que é bom usar o verniz fixador depois.


O fundo dessa pintura fiz com essa make





 E se você quer aprender diferente técnicas e como usar esses materiais,  visite meu canal no youtube https://www.youtube.com/user/Jessicasantin83/videos



LIVROS DE COLORIR

Para escolher os livros de colorir para comprar é meio complicado por o gosto varia de pessoa para pessoa. Eu particularmente gosto de livros com folhas amareladas. Sim, eu não gosto muito de pintar os  de folha branca, mas tenho alguns também. 
Meus livros favoritos são Jardim Secreto e Floresta Encantada de Johanna Basford. A diferença dos dois são que no Jardim secreto tem muitas folhas e flores, detalhes bem pequenos e o Floresta Encantada tem mais animais.  Também estou esperando pelo Oceano Perdido. 


Esse foi o último que comprei e gostei demais: O Feitiço do Tempo de Daria Song. É lindíssimo! Eu mostro ele por dentro nesse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=1ILK9Egpn0k 


Gente não precisa pirar e comprar uma dúzia de livros. Você nunca vai conseguir pintar todos, eu já tenho uns dez e vou precisar de umas 7 vidas para pintar tudo, Então não se empolguem tanto, escolha um ou dois livros para começar que você vai ser dar bem! A minha dica é escolher o livro pelo material, sempre opte por folhas de gramatura maior. Espero que tenham gostado das dicas.  Comentem o que acharam e  se tiverem dúvida que eu prometo que respondo. Beijos! Até a próxima.



5 comentários:

  1. Nossa gente. Essa coisa de pintar livros está se tornando cada vez mais profissional.
    Vejo pinturas que fico estonteada de tão lindas.
    Obrigada pelas dicas, são muito úteis.
    Beijos
    http://mhilkadiniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Auujhcvpjaðplrslklolpppllk§dkkrafqekxfukwtokfsdkyjwuiþwgal

    ResponderExcluir
  3. Auujhcvpjaðplrslklolpppllk§dkkrafqekxfukwtokfsdkyjwuiþwgal

    ResponderExcluir
  4. Auujhcvpjaðplrslklolpppllk§dkkrafqekxfukwtokfsdkyjwuiþwgal

    ResponderExcluir
  5. Auujhcvpjaðplrslklolpppllk§dkkrafqekxfukwtokfsdkyjwuiþwgal

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Volte sempre!